Você sabe o que é porcentagem? Onde usamos? É exatamente sobre isso que vamos aprender hoje. Existem inúmeras aplicações para a porcentagem, como comparar grandezas e determinar descontos, acréscimo de valores e quantidades. Todos esses cálculos estão presentes na vida cotidiana, mesmo que as pessoas não percebam. Vamos conferir?
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “1 100 peças” do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios:
Atividade 2
Durante o vídeo foi falado por diversas vezes termos associados à porcentagem. Você sabe o que significa porcentagem?
Acesse o link abaixo e procure no dicionário ou na internet o significado da palavra porcentagem.
Veja também o símbolo que representa essa palavra. Escreva tudo em seu caderno
https://www.dicio.com.br/aurelio-2/. .
Atividade 3
Acesse o link abaixo e leia o texto a seguir que faz uma introdução ao estudo sobre porcentagem:
https://escolakids.uol.com.br/matematica/introducao-ao-estudo-das-porcentagens.htm
Atividade 4
A porcentagem aparece muito em dados estatísticos, pesquisas, reportagens, bancos, dentre outros.
Reflita e escreva em seu caderno
- Você já viu o símbolo (%) da porcentagem em algum texto, cartaz ou folheto de propaganda? Quais?
- No seu dia-a-dia você usa porcentagem? Em que momento?
- Qual ou quais operações (adição, subtração, multiplicação, divisão) você utiliza para calcular uma porcentagem?
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0402) Identificar e entender textos curtos que circulam em diferentes campos. (EAJALP0411) Realizar a leitura de textos curtos de divulgação científica, tais como: verbete de enciclopédia (digital ou impresso), diagramas e tabelas de divulgação científica, entre outros. (EAJALP0344) Realizar apresentação/exposição oral de trabalho e observar as marcas da oralidade. (EAJALP0362) Compreender o sentido contextual da palavra e o seu significado no dicionário. |
Matemática | (EAJAMA0311) Reconhecer a utilização de números racionais (razão entre dois números inteiros), na forma fracionária e/ou decimal, como unidades de medida menores do que uma unidade. (EAJAMA0312) Ler e escrever números racionais, representados na forma fracionária e/ou decimal. (EAJAMA0406) Compreender o conceito de porcentagem como fração e associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro. |
EAJA – 1° Segmento 3ª a 4ª séries – Educação Financeira e Empreendedorismo