You are currently viewing A Literatura em Voltas do Tempo

A Literatura em Voltas do Tempo

Quando se fala em tempo logo pensamos no presente, passado e futuro. Mas o tempo tal qual o conhecemos é respeitado na Literatura? E ainda mais, na física o que é o tempo? Pensando nisso te convidamos a fazer uma analise com a música Oração ao tempo de Maria Gadu, veja o vídeo abaixo.

“Oração ao tempo – Maria Gadu Trilha Sonora A Vida da gente (Audio Completo Legendado)” – Canal: Prizoca – Link: https://www.youtube.com/watch?v=olLg4Vm1_kw

ATIVIDADE 1

Do latim tempus, a palavra tempo é a grandeza física que permite medir a duração ou a separação das coisas mutáveis/sujeitas a alterações (ou seja, o período decorrido entre o estado do sistema quando este apresentava um determinado estado e o momento em que esse dito estado regista uma variação perceptível para o observador). Esta grandeza, cuja unidade básica é o segundo, permite ordenar os sucessos em sequências, estabelecendo assim um passado, um presente e um futuro. O tempo dá lugar ao princípio de causalidade, que é um dos axiomas do método científico.

As crianças pequenas percebem que o tempo se refere ao dia e a noite.

Unidade do tempo na Física temos que a sua unidade é em segundos (s), porém utilizamos no nosso cotidiano as horas (h) e o minutos(min).

ATIVIDADE 2

Dia
É o período que vai do nascer ao pôr do sol. Claridade, luz do sol: o dia começa a despontar; As horas em que o trabalhador tem obrigação de trabalhar: perder o dia;
Época atual; atualidade: as notícias do dia. condição climática; estado da atmosfera: dia claro; Duração de vinte e quatro horas que corresponde ao movimento de rotação da Terra sobre si mesma.

Na mitologia grega o Sol era o deus Hélio, um Titã, irmão de Selene, a lua e de Eos, a Aurora. Sua representação é de uma figura masculina que em sua cabeça usa uma coroa de raios solares. Ele circunda o planeta sobre uma carruagem tracionada por quatro cavalos brancos. Os gregos acreditavam que ao amanhecer Hélio subia para o céu, na sua carruagem de fogo e, ao entardecer, retornava à terra. E assim, os gregos explicavam a alternância entre dia e noite.

Noite

Espaço de tempo entre o pôr do sol e o amanhecer.
Escuridão que reina durante esse tempo.

ATIVIDADE 3

Elementos da narrativa
Espaço: Em uma narrativa o espaço pode se configurar de quatro formas, sendo elas: Espaço ou ambiente físico (o cenário das ações, local onde os personagens se movimentam); Espaço social (representado pelos figurantes, local de convivência e interação); Psicológico (interior do personagem, seus pensamentos, vivências e emoções), e por fim, espaço ou ambiente (local que determina os eventos narrados).

Para entendermos o que são elementos da narrativa assista ao vídeo abaixo:

“Elementos da Narrativa – 4°Ano” – Canal: Professores Fund I Luminova Bom Retiro – Link: https://www.youtube.com/watch?v=q1ZH2kRskD8

ATIVIDADE 4

Agora vamos exercitar o que aprendemos:

1 – Explique o que é tempo.

2 – Quais as os elementos da narrativas de um texto.


CompontentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Geografia
Língua Portuguesa
(EAJAGE0108) Entender as dinâmicas dos fenômenos naturais (dia e noite, variação de temperatura, umidade e outras;
(EAJALP0129) Identificara ordem em que as letras e sílabas entram na composição de palavras, por meio de aliterações e rimas em textos escritos e orais de forma significativa.
(EAJALP0106) Reconhecer, coletivamente, as características e organização de histórias identificando narrativas visuais que circulam no contexto da EAJA, como elementos fundamentais para trabalhar a memória e a história de vida;

AutoriaRisôlda Maria Silva Farias
Dinanci Silva da Cunha
CuradoriaRisôlda Maria Silva Farias
Fontehttps://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/a-literatura-em-voltas-do-tempo-57062

EAJA – 1º Segmento – 1ª Série – Experiência e Curiosidade