Você já deve saber que as metrópoles europeias mantiveram e dominaram áreas coloniais durante séculos. Nestas áreas coloniais, com o passar dos tempos, floresceram ideais de independência em parte da população. Nesta atividade vamos aprender sobre como os ideais iluministas de liberdade, tolerância e fraternidade influenciaram o processo de Independência dos Estados Unidos da América (EUA). Vamos lá?
Atividade 1
Assista ao vídeo sobre a Independência dos Estados Unidos da América.
Duração: 6’49’’
Atividade 2
Reflita sobre o vídeo
Qual a relação entre os fatores a seguir e o processo de independência dos EUA?
- A colônia norte americana ter sido dividida em treze partes, ou seja, nas “Treze Colônias”.
- A coroa Britânica cobrar taxas e impostos dos colonos.
- O 1° e o 2° Congresso Continental.
- A interferência da França e da Espanha.
Apesar da sua situação de escravos durante o período da colônia, os negros lutaram na guerra de independência dos EUA. Como ficou a situação deles ao final da guerra? Conseguiram sua liberdade e melhoria das condições sociais?
Atividade 3
Leia o texto indicado no link abaixo.
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-revolucao-americana.htm
Atividade 4
Após assistir ao vídeo e ler o texto, reflita sobre os motivos que levaram os colonos americanos a se revoltarem e pedirem sua independência. Você acha que eles agiram certo ao sentirem-se explorados e a sua liberdade tolhida? Como você agiria se sentisse explorado por outras pessoas e que seus direitos estão sendo retirados?
Atividade 5
Escreva um texto para registrar sua opinião sobre esse fato histórico que deu origem aos Estados Unidos da América.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0721) Compreender e problematizar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país. (EAJAHI0722) Contextualizar a Independência das Treze Colônias da América do Norte e suas especificidades econômicas e socais das regiões norte e sul que formaram o núcleo de colonização. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0709) Interpretar os discursos variados sobre as propostas políticas e as soluções dos problemas de interesse público. (EAJALI0813) Compreender e utilizar argumentos e posicionamentos como aspectos essenciais para a produção de textos argumentativos |
EAJA – 2º Segmento – 7ª e 8ª série – Ética e Cidadania