Olá queridos alunos! O objetivo dessa atividade e discutir o conceito de Imigração e analisar o processo de formação étnico/cultural do povo brasileiro, relacionando a imigração com a industrialização.
Atividade 1
Observe com atenção o quadro abaixo e depois leia o texto e responda a questão:
Quadro Operários, de Tarsila do Amaral
Significado
A tela Operários pode ser considerada um dos melhores registros do período de industrialização brasileira (especialmente do Estado de São Paulo). Tratou-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, uma classe ainda muito vulnerável e explorada, sem acesso a leis que a defendesse propriamente.
Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas. Chama a atenção o fato das faces serem bastante distintas: existem trabalhadores de todas as cores e raças representados lado a lado. É de se sublinhar que, apesar das diferenças, todos carregam no semblante feições extremamente cansadas e desesperançadas.
São cinquenta e um rostos, muitos deles sobrepostos, todos sem o corpo registrado. Essa mistura de trabalhadores exibidos em sequência aponta para a massificação do trabalho. Os operários olham todos na mesma direção, – para frente – e não estabelecem qualquer contato visual uns com os outros. A disposição dos trabalhadores, em um formato crescente, de pirâmide, permite que se veja a paisagem ao fundo: uma série de chaminés cinzentas de fábricas.
Alguns dos rostos são conhecidos do grande público, como, por exemplo, o arquiteto Gregori Warchavchik e a cantora Elsie Houston, outros são conhecidos apenas pela pintora, caso de Benedito Sampaio, o administrador da fazenda da família.
Por: Rebeca Fuks – Doutora em Estudos da Cultura
a) Pesquise em livros de história ou na internet, o que foi o modernismo no Brasil e a Semana de Arte moderna de 1929.
Atividade 2
Assista com atenção o vídeo abaixo, que descreve o processo de imigração no Brasil, sua relação com o fim da escravidão e com a industrialização.
a) Quando ocorreu o processo de imigração em massa para o Brasil e como esses imigrantes eram atraídos para o país?
b) Como a imigração incentivou a industrialização e a urbanização do país?
Atividade 3
Assista o vídeo de Geografia sobre imigrantes, migrantes e emigrantes.
1. Escreva um parágrafo explicando as diferenças entre esses três conceitos (imigrante, migrante e emigrante).
2. No seu Bairro existem vários imigrantes, especialmente haitianos. Converse com um, e procure saber por que ele veio para o Brasil. Depois faça um relato com as conclusões.
Componente(s) Curricular(res) | História e Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0808) Discutir a influência das teorias raciais e eugênicas sobre o processo de inserção dos negros no Brasil e sua relação com o processo de substituição da mão-de-obra e incentivo à imigração. (EAJAHI0818) Discutir o papel desempenhado pelo Modernismo como parte do processo de construção da identidade nacional e identificar o crescimento cultural, econômico e social das cidades goianas a partir do Modernismo no Brasil. (EAJAGE0815) Analisar os impactos socioeconômicos e ambientais da industrialização na produção e na circulação de produtos e culturas na Europa, Ásia e Oceania. (EAJAGE0816) Correlacionar os meios de produção utilizados na Europa, Ásia e Oceania com os modelos efetivados no Brasil e em Goiás. |
Professor | Ronan Queiroz dos Santos |
Instituição Educacional | E. M. Professora Marília Carneiro Azevedo Dias. |
CRE | Central. |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries