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A imigração e o processo de formação do povo brasileiro.

Olá queridos alunos! O objetivo dessa atividade e discutir o conceito de Imigração e analisar o processo de formação étnico/cultural do povo brasileiro, relacionando a imigração com a industrialização.


Atividade 1

Observe com atenção o quadro abaixo e depois leia o texto e responda a questão:

Quadro Operários, de Tarsila do Amaral

Disponível em: https://afipeasindical.org.br/content/uploads/2020/05/Tarsila-Trabalhadores.jpg

Significado

A tela Operários pode ser considerada um dos melhores registros do período de industrialização brasileira (especialmente do Estado de São Paulo). Tratou-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, uma classe ainda muito vulnerável e explorada, sem acesso a leis que a defendesse propriamente.

Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas. Chama a atenção o fato das faces serem bastante distintas: existem trabalhadores de todas as cores e raças representados lado a lado. É de se sublinhar que, apesar das diferenças, todos carregam no semblante feições extremamente cansadas e desesperançadas.

São cinquenta e um rostos, muitos deles sobrepostos, todos sem o corpo registrado. Essa mistura de trabalhadores exibidos em sequência aponta para a massificação do trabalho. Os operários olham todos na mesma direção, – para frente – e não estabelecem qualquer contato visual uns com os outros. A disposição dos trabalhadores, em um formato crescente, de pirâmide, permite que se veja a paisagem ao fundo: uma série de chaminés cinzentas de fábricas.

Alguns dos rostos são conhecidos do grande público, como, por exemplo, o arquiteto Gregori Warchavchik e a cantora Elsie Houston, outros são conhecidos apenas pela pintora, caso de Benedito Sampaio, o administrador da fazenda da família.

Por: Rebeca Fuks – Doutora em Estudos da Cultura

a) Pesquise em livros de história ou na internet, o que foi o modernismo no Brasil e a Semana de Arte moderna de 1929.


Atividade 2

Assista com atenção o vídeo abaixo, que descreve o processo de imigração no Brasil, sua relação com o fim da escravidão e com a industrialização.

“Os imigrantes e o ciclo do café” – Canal: TV Senado –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=catx_sJGxwU

a) Quando ocorreu o processo de imigração em massa para o Brasil e como esses imigrantes eram atraídos para o país?

b) Como a imigração incentivou a industrialização e a urbanização do país?


Atividade 3

Assista o vídeo de Geografia sobre imigrantes, migrantes e emigrantes.

“Migração, imigração ou emigração – Brasil Escola” – Canal: Brasil Escola –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=kPQMRrGeDXo

1. Escreva um parágrafo explicando as diferenças entre esses três conceitos (imigrante, migrante e emigrante).

2. No seu Bairro existem vários imigrantes, especialmente haitianos. Converse com um, e procure saber por que ele veio para o Brasil. Depois faça um relato com as conclusões.


Componente(s) Curricular(res)História e Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0808) Discutir a influência das teorias raciais e eugênicas sobre o processo de inserção dos negros no Brasil e sua relação com o processo de substituição da mão-de-obra e incentivo à imigração. (EAJAHI0818) Discutir o papel desempenhado pelo Modernismo como parte do processo de construção da identidade nacional e identificar o crescimento cultural, econômico e social das cidades goianas a partir do Modernismo no Brasil. (EAJAGE0815) Analisar os impactos socioeconômicos e ambientais da industrialização na produção e na circulação de produtos e culturas na Europa, Ásia e Oceania. (EAJAGE0816) Correlacionar os meios de produção utilizados na Europa, Ásia e Oceania com os modelos efetivados no Brasil e em Goiás.
ProfessorRonan Queiroz dos Santos
Instituição EducacionalE. M. Professora Marília Carneiro Azevedo Dias.
CRECentral.

EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries