No final da Primeira Guerra Mundial, também teve uma pandemia: a gripe espanhola. Causando a morte de mais de 50 milhões de pessoas, entre os anos de 1918 e 1920. Passados 100 anos, em apenas três meses do anúncio da chegada do Coronavírus, o Brasil atingiu a triste marca de 60 mil mortos. Vamos conhecer um pouco sobre os procedimentos e as decisões dos governantes, referente a Gripe Espanhola e suas consequências, analisando os procedimentos éticos e de cidadania (ou não), que permearam tais acontecimentos.
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “Gripe espanhola: gripezinha ou filme de terror?”, do Senado Federal.
Atividade 2
Após assistir ao vídeo “Gripe espanhola: gripezinha ou filme de terror?”, do Senado Federal, converse com a sua família e
reflita, sobre:
● Os países em guerra agiam de maneira ética ao censurar a imprensa, impedindo que divulgassem a epidemia?
● A desinformação, gerada pela censura, pode ter contribuído para que a Gripe Espanhola se propagasse pelo planeta?
Atividade 3
O vírus H1N1 chegou no Brasil por um navio que saiu da Inglaterra, passou por Lisboa e atracou em Recife, Salvador e Rio de Janeiro. No entanto, o vídeo que você assistiu, relata que, existiam teorias da conspiração que defendem que os alemães engarrafaram o vírus e jogaram nas praias brasileiras. Converse com a sua família, pesquise, reflita e escreva um texto, considerando:
● É ético inventar teorias de conspiração e divulgar como verdadeiras?
● Cem anos depois algumas pessoas defenderam uma teoria de conspiração, sobre o surgimento da Covid 19?
● Inventar e divulgar teorias da conspiração é uma espécie de fake news?
● Inventar e divulgar teorias da conspiração pode ter consequências graves, para as pessoas e para as relações diplomáticas entre os países envolvidos?
Atividade 4
Carlos Seidl, espécie de Ministro da Saúde da época, não deu a devida importância a Gripe Espanhola, alegando “tratar-se de uma gripezinha de caráter benigno”, como relata o vídeo. Ele ainda propôs censurar a imprensa, com a acusação de criar pânico na população. Converse com a sua família, pesquise e reflita, comparando as atitudes dos governantes diante da Gripe Espanhola e da Covid19, um século depois, considerando os aspectos éticos e de cidadania.
Atividade 5
O vídeo “Gripe espanhola: gripezinha ou filme de terror?”, do Senado Federal, destaca que as pessoas começaram a
vender de tudo: Água Tônica de Quinino, Elixir de Nogueira, sabonete, caipirinha e até automóveis, como forma de evitar a gripe. Escreva um texto analisando:
● É ético enganar as pessoas, utilizando de artimanhas para lucrar com o medo e a ingenuidade delas?
● Existem pessoas têm a mesma atitude, durante a pandemia atual?
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | – Entender o impacto sociopolítico da crise econômica do Entre Guerras. |
Língua Portuguesa | – Entender e comparar as diferentes opiniões durantes a realização de debate. – Compreender os mecanismos de progressão temática. |