Existem duas grandes correntes de pensamentos e teorias que explicam a formação do Universo. De um lado, a ideia de um Deus e de uma criação. Do outro, a ciência e suas grandes explosões através de um ponto superquente no meio do nada. Com a explosão espalhou-se diversos corpos celestes, entre eles, houve a formação de meteoros, cinturões de asteroides, planetas, satélites naturais e estrelas. Com o passar dos bilhões de anos se formou as galáxias, hoje bilhões delas. Toda galáxia tem uma grande estrela e tantos outros corpos celestes que giram ao seu redor por conta de uma imensa força que os atraem, dentre eles, os planetas.
Nossa galáxia leva o nome de Via Láctea, vamos conhecer um pouco sobre ela.
Atividade 1
Acesse os links indicados e veja seus respectivos vídeos.
Atividade 2
Pesquise na internet e responda:
Qual o nome das duas teorias mais aceitas de formação do Universo e suas principais diferenças?
Quais são as principais características de uma Estrela?
Existe “estrela-cadente”? Estrelas caem do céu? Tente explicar essa questão.
Qual é a importância do Sol para o dia-a-dia das pessoas?
Atividade 3
Se possível imprima, pinte e escreva os nomes dos planetas do nosso sistema solar. Não esqueça de colar ou desenhar em seu caderno:

Componente(s) Curricular(res) | Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EAJAGEO0503-Compreender o processo de formação do Universo e Sistema Solar. |
Professor: | Marcelo Barbosa Marques |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Itamar Martins |
CRE: | Maria Thomé |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries