O Egito se caracteriza como uma grande civilização africana da antiguidade, sempre lembrada em grandes filmes e músicas. O que torna o Egito tão atrativo é justamente suas peculiaridades e sua excepcional estética artística.
Atividade 1
Depois de ver o vídeo reflita
- Como era arte egípcia?
- Quais as características da arquitetura, pintura e escultura egípcia?
Atividade 2
Acesse o link abaixo e assista ao Clipe da música: “Dark Horse-Katy Parry”.
A letra da música fala do relacionamento de casal sob o ponto de vista de uma mulher e o clipe, utilizando-se das características da arte do antigo Egito, apresenta o desejo de valorização e poder que ela possui.
Duração: 3’45”
Atividade 3
No clipe conseguimos observar a mulher como representação de poder, cercada por gatos que representam o feminino, fertilidade, amor e música.
Debata com seus familiares sobre quantas mulheres vocês conhecem em espaço de poder, quais as funções e cargos que as maioria das mulheres exercem no Brasil.
Atividade 4
Depois de ver o vídeo da Atividade 1 e o clipe da Atividade 3, reflita
- O clipe conseguiu representar a cultura egípcia?
- O desejo de valorização e poder da mulher, foram representados no clipe?
Atividade 5
Escreva, em seu caderno, as características observadas no clipe que representam a cultura egípcia e a valorização da mulher
Atividade 6
Converse com seus familiares quais outros filmes, músicas, séries, novelas, histórias em quadrinhos e livros eles conhecem que retratam elementos da cultura egípcia. Algumas dicas podem até te ajudar a ampliar o conhecimento sobre essa fascinante sociedade.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0526) Relacionar natureza, trabalho e poder no processo de formação das identidades históricas dos povos da antiguidade oriental e ameríndias. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0513) Ler e relacionar textos literários (contos populares, contos de terror, contos folclóricos goianos e lendas de outras culturas) com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica). |
EAJA – 2° Segmento 5ª a 6ª séries – Ética e Cidadania