You are currently viewing A cultura egípcia

A cultura egípcia

O Egito se caracteriza como uma grande civilização africana da antiguidade, sempre lembrada em grandes filmes e músicas. O que torna o Egito tão atrativo é justamente suas peculiaridades e sua excepcional estética artística.


Atividade 1

Depois de ver o vídeo reflita

  • Como era arte egípcia? 
  • Quais as características da arquitetura, pintura e escultura egípcia? 


Atividade 2

Acesse o link abaixo e assista ao Clipe da música: “Dark Horse-Katy Parry”. 

A letra da música fala do relacionamento de casal sob o ponto de vista de uma mulher e o clipe, utilizando-se das características da arte do antigo Egito, apresenta o desejo de valorização e poder que ela possui.

Duração: 3’45”


Atividade 3

No clipe conseguimos observar a mulher como representação de poder, cercada por gatos que representam o feminino, fertilidade, amor e música.

Debata com seus familiares sobre quantas mulheres vocês conhecem em espaço de poder, quais as funções e cargos que as maioria das mulheres exercem no Brasil.  


Atividade 4 

Depois de ver o vídeo da Atividade 1 e o clipe da Atividade 3, reflita

  • O clipe conseguiu representar a cultura egípcia? 
  • O desejo de valorização e poder da mulher, foram representados no clipe? 

Atividade 5

Escreva, em seu caderno, as características observadas no clipe que representam a cultura egípcia e a valorização da mulher


Atividade 6

Converse com seus familiares quais outros filmes, músicas, séries, novelas, histórias em quadrinhos e livros eles conhecem que retratam elementos da cultura egípcia.  Algumas dicas podem até te ajudar a ampliar o conhecimento sobre essa fascinante sociedade.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0526) Relacionar natureza, trabalho e poder no processo de formação das identidades históricas dos povos da antiguidade oriental e ameríndias.
Língua Portuguesa(EAJALP0513) Ler e relacionar textos literários (contos populares, contos de terror, contos folclóricos goianos e lendas de outras culturas) com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica).


EAJA – 2° Segmento 5ª a 6ª séries – Ética e Cidadania