Campo e a cidade possuem funções e atividades diferentes, mas que se complementam. Na zona rural são desenvolvidas atividades de produção de alimentos ou de matérias-primas utilizadas pela indústria. As cidades se urbanizam e concentram todas as atividades industriais e relação de serviços fundamentais a vida do homem.
Nessa atividade veremos a importância da relação entre o campo e a cidade e como isso influência nossas vidas.
Atividade 1
O poema o homem do campo retrata a luta diária do agricultor.
Acesse o link e leia o poema junto com seus familiares.
Atividade 2
Depois de lerem o poema, proponha um diálogo sobre as diferenças dos hábitos de vida entre o homem do campo e o homem da cidade.
Atividade 3
Agora, em seu caderno, escreva um poema falando das diferenças entre o campo e a cidade.
Sabendo que em um poema você pode utilizar rimas (combinação dos sons entre palavras, no final de cada verso) e versos (cada linha do poema).
Se precisar veja novamente o poema da “Atividade 1”
Atividade 4
A música “Vivendo aqui no mato” retrata uma rotina de vida simples sem influência das tecnologias.
Ainda na companhia de sua família, acesse o link e juntos assistam ao vídeo
Atividade 5
Agora proponha à sua família um diálogo sobre como a tecnologia alterou a vida de algumas famílias rurais.
Juntos elaborem um texto dissertativo que fale sobre essas mudanças. Vocês podem fazer uma comparação de como era o trabalho rural, antes das tecnologias e como ele acontece nos dias de hoje.
Não esqueça de dar um título a seu texto.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências | Compreender os diferentes objetos de uso do cotidiano, sua origem e produção. |
Geografia | Problematizar as relações campo/cidade nos diferentes espaços cotidianos, observando aspectos culturais, sociais e econômicos; Perceber em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica dos grupos de diferentes origens, desenvolvendo o respeito por essas diferenças. |
Língua Portuguesa | Apreciar poemas visuais, concretos e ciberpoemas (vídeos, áudio e interatividade). Estabelecer os sentidos do texto escrito e/ou resolver problemas de compreensão em situações de uso. Usar diferentes estratégias de leitura: formulação de hipóteses (antecipação e inferência) e verificação de hipóteses (seleção e checagem). Planejar a produção do texto de acordo com a situação comunicativa. |