Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte a seguir, com a temática MÚSICA, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A linguagem artística desta aula será a Música. Vamos falar sobre a arte de ouvir e apresentaremos a Orquestra Petrobrás Sinfônica – OPES.
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Nossa aula de Arte de hoje será a modalidade Música. Vamos falar sobre a arte de ouvir e apresentaremos como é organizada uma Orquestra.
E como diz a Doutora musicista Teca Alencar
“[…] Ouvir é perceber e entender sons pelo sentido da audição. Mais do que escutar (processo puramente fisiológico) ouvir implica detalhar, tomar consciência do fato sonoro. É muito importante exercitar o ‘aprender a ouvir’: os sons do ambiente, da rua, da voz do corpo, dos instrumentos musicais, da produção musical humana […]
[…] Assim como nossos antepassados, também nós, quando ouvimos, recebemos informações e conferimos aos sons diferentes significados. Reagimos com surpresa, tensão, temor […] Um carro que passa na rua ou freia bruscamente, um cão que late ou chora, um objeto que cai na cozinha, o telefone toca […] Ouvimos, reconhecemos e reagimos de acordo com a informação, sensação e, mesmo, emoção que o som possa provocar: alguém que espera, ansiosamente, por um telefonema vibrará ou ficará nervoso frente a um toque do aparelho enquanto que o silêncio do mesmo causará expectativa, apreensão e certamente será mais do que sentido, quase que um silêncio ‘ouvido’.
Vamos exercitar o nosso aprender a ouvir pelo universo musical de uma orquestra. Para isso vamos entender como é organizada uma orquestra para adentrarmos ainda mais nesse universo chamado música.
Antes do vídeo, vamos fazer um rápido exercício? Feche os olhos por alguns segundos e ouça. Agora, tente listar os sons que você identificou. Televisão? Radio? Pessoas passando na rua? Veículos? Cachorro latindo? São tantos sons! E os sons são a matéria-prima da Música.
Agora sim, vamos para o vídeo: Afinal, como é organizada uma orquestra sinfônica? Você sabe quais instrumentos e famílias ela possui? E para entender melhor eu apresento a vocês: Como é organizada uma orquestra. Com Saory Santana da Orquestra Sinfônica de Sergipe da página Traço Sonoro.
Perceberam que uma orquestra sinfônica é formada por famílias, ou seja, diversas partes independentes, temos a família das cordas, madeiras, metais e da percussão. E interpretando a obra temos o regente. Muito bom conhecer mais sobre a orquestra, não é mesmo?!
Para conhecer um pouco mais sobre orquestras de modo geral eu indico a vocês a Orquestra Petrobras Sinfônica a OPES acesse o site da orquestra. petrobrasinfonica.com.br ou o canal OPES no Youtube, vale a pena conferir, tem muitas informações bem interessantes. Como o papel do regente, do maestro, a apresentação de vários instrumentos musicais e claro muita apresentação artística pra gente ouvir e se emocionar.
ATIVIDADE
Vamos desenvolver a nossa capacidade de escutar, identificando diferentes sons e nomeando suas fontes. Vamos tentar perceber também se esses sons são graves ou agudos, curtos ou longos, fortes ou fracos.
Eu produzi um vídeo com variados sons, para testar a nossa escuta. Você ouvirá mais ou menos de 5 a 10 segundos de cada som e tem que tentar descobrir que som é esse? Em seguida virá a resposta. Vá anotando e veja quantos pontos você conseguiu fazer. Vamos ao exercício.
E aí? Muitos pontos? Eu espero que sim.
Uma dica de livro para entender mais sobre a música: “A orquestra tim-tim por tim-tim” nos convida a fechar os olhos e ouvir com atenção o que acontece à nossa volta. Perceber quantos sons existem e como são diferentes e que, entre eles, certamente, conseguiremos ouvir Música.
Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAAR0859) Identificar, descrever e analisar os instrumentos musicais convencionais a partir do contexto histórico do seu desenvolvimento.
(EAJAAR0764) Localizar e avaliar a paisagem sonora dos centros urbanos.
Referências
A orquestra tim-tim por tim-tim/Liane Hentschke…[et al.] – São Paulo: Moderna, 2005.
BRITO, Teca Alencar. A obra de arte musical: a linguagem de ouvir. São Paulo: SEE-CEMP – Governo do Estado de São Paulo. TV Escola Ensino à Distância, 1994.
VENTRELLA, Roseli e Arruda, Jacqueline. Projeto Educação para o Século XXI – Série Link da Arte 6ª e 7ª séries. Escala Educacional.