Olá! Hoje vamos aprender sobre os povos nômades, saber sobre sua alimentação e seus hábitos, além de descobrir como se deu o surgimento da agricultura.
Os alimentos consumidos pelos povos nômades.
ATIVIDADE 1
Vamos ler o texto: “Alimentação saudável: dos frutos aos nuggets.”
“Comida congelada, suco de caixinha, pipoca de micro-ondas, sopa instantânea, nuggets, enlatados. Produtos alimentícios como esses, ícones da vida moderna e que enchem nossos carrinhos de supermercados, não fazem jus ao caminho percorrido por nossos antepassados ao longo da história para manter a barriga cheia, o corpo nutrido e a saúde em dia.
No início era a coleta. Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho. Ainda nesta época, nossos parentes hominídeos inventaram de assar e cozinhar os alimentos. E foram levando a vida assim, durante alguns milhares de anos. Eles andavam, caçavam, pescavam e comiam. Se não se mexessem, ou se a oferta era escassa, passavam fome.
Muito tempo depois, há aproximadamente 10 mil anos, veio a mudança que influenciaria a alimentação, a cultura e as sociedades humanas até hoje: a agricultura. Cansados de vagar, e com a experiência de milênios acumulada, nossos ancestrais resolveram fixar residência. Passaram a viver às margens de rios e lagos, cultivando trigo, cevada, milho, arroz e cereais – estes que são a base da alimentação tradicional de diferentes povos por todo o planeta até hoje. Ao mesmo tempo, dava-se início a criação de bovinos, ovinos, caprinos e suínos. Também começaram a produzir bebidas e alimentos líquidos usando cereais, caules, grãos, vagens, brotos; além de cozidos, ensopados e condimentos. […]”
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2014-alimentacao-saudavel-dos-frutos-aos-nuggets
Agora responda as questões sobre o texto:
Quais eram os alimentos consumidos por nossos ancestrais nômades?
Como os povos nômades agiam para buscar seu alimento?
Em que período surgiu a agricultura?
Como esses povos passaram a viver após a descoberta da agricultura? E o que eles cultivavam?
ATIVIDADE 2
A partir das reflexões apresentadas no texto acima, assista ao vídeo:
FIQUE ATENTO!
Durante o vídeo algumas perguntas terão que ser respondidas, assim como a pergunta feita no título do vídeo.
ATIVIDADE 3
Assista ao vídeo:
Depois, produza um pequeno texto sobre a “História da Alimentação”, a partir das reflexões feitas com o vídeo e também considerando as discussões anteriores (atividades 1 e 2).
Saiba Mais | Referências:
https://www.infoescola.com/historia/nomadismo
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento |
História | (EAJAHI0401) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EAJAHI0402) Identificar as mudanças e permanências a partir dos grandes marcos da história da humanidade: nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio), utilização de metais e surgimento do comércio que influenciaram a trajetória dos grupos humanos. |
Proponentes/ Professores: | Professora: Paula Michelle Goulart de Oliveira Coordenadora Pedagógica: Miriã Justina Calixto |
Instituição Educacional: | Escola Municipal João Clarimundo de Oliveira |
CRE: | Central |
EAJA – 1º Segmento – 3ª e 4ª Série – Ética e Cidadania – Adaptada