Olá! Você sabia que no Brasil existem diversos tipos de dança? Em cada região identificamos várias maneiras de se dançar. Vamos aprender mais sobre essas danças regionais, suas origens e principais características.
ATIVIDADE 1
Podemos identificar uma variedade de manifestações rítmicas e expressivas criadas e desenvolvidas nas danças brasileiras em diferentes regiões do país, retratando a história de cada comunidade, sua origem e influências culturais.
E você? Também gosta de dançar? Assista ao vídeo e observe cada dança regional:
– Gostou da descoberta e variedades de danças típicas que existem em nosso Brasil? A partir do vídeo apresentado, responda em seu caderno as questões abaixo:
Quais foram os tipos de dança destacadas em cada região (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste)?
O Brasil é dividido em cinco grandes regiões, como percebemos no vídeo. Sabe em qual região você reside? Anote.
Você observou que cada dança possui um som, ritmo, música e movimentos diferentes? Qual delas você mais gostou? Por quê?
ATIVIDADE 2
As danças são provenientes de uma cultura popular que manifestam através dos sons e movimentos as histórias e os modos de ser, de viver e de ver o mundo de seus povos de origem, preservando assim as tradições de seus antepassados.
Para ampliar o aprendizado, se possível, pesquise sobre as origens das danças regionais brasileiras e sua importância para o povo brasileiro. Elabore em seu caderno a escrita de um parágrafo de compreensão do que mais você gostou nessa pesquisa.
ATIVIDADE 3
– Observe a figura:
Fonte: https://trabalhosparaescola.com.br/dancas-folcloricas/capa_blog/
Identifique as principais características que diferenciam uma dança da outra, escrevendo de qual região cada uma pertence.
Saiba Mais/ Referências:
Competência | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAAR0224) Identificar, reconhecer e experimentar diversas manifestações da cultura tradicional e contemporânea, elencando conhecimentos em dança através do resgate à memória pessoal dos indivíduos; (EAJAAR0225) Resgatar e ampliar a percepção acerca do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, ressaltando suas influências ao longo da história nas diversas linguagens artísticas; (EAJAAR0326) Analisar e contextualizar as manifestações das danças tradicionais e sociais explorando a percepção do sujeito sobre aspectos sensíveis e estéticos característicos de cada manifestação; (EAJAAR0639) Vivenciar distintas manifestações de expressão, percepção e consciência do corpo a partir do estudo da cultura brasileira em seus aspectos regionais, ressaltando a partir das diferentes linguagens artísticas aspectos culturais e sociais da história e cultura das diferentes regiões do Brasil; |
Proponentes/ Professores: | Érika Satomi Matsui |
Instituição Educacional: | Escola Municipal G0-04. |
CRE: | Brasil Di Ramos. |
EAJA – 1º Segmento – 2ª Série – Corpo, Expressão e Movimento – Adaptado