You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Reutilização de Pneus

Sustentabilidade em Conexão – Reutilização de Pneus

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

REUTILIZAÇÃO DE PNEUS

O episódio “Reutilização de pneus” faz parte da série sobre a Política dos 5 R’S. Ele traz informações sobre a necessidade e possibilidades da reutilização de pneus. Contamos com a participação do Marcos, do Projeto do lixo ao luxo, que mostrou o passo a passo da construção de um puff  para uso domiciliar, no trabalho ou mesmo na escola.

Competência Geral7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças.
(GO-EF01CI07) Compreender a importância do uso consciente da água no cotidiano.
(EF02CI02-B) Comparar e propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano.
(EF05CI05-A) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente, compreendendo a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano.
(EF05CI05-B) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente, destacando os resíduos como fonte de matéria-prima.
(EF05CI05-C) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas, propondo soluções para o descarte adequado.
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
GEOGRAFIA
(EF03GE08-A) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo.
(EF03GE08-B) Perceber a influência da mídia nos hábitos de consumo e consumismo.
(EF03GE08-D) Conhecer as diferentes formas de produção de lixo doméstico ou da instituição escolar e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na instituição escolar e/ou no entorno.
(EF05GE11-B) Propor soluções, inclusive tecnológicas, para os problemas socioambientais encontrados e vivenciados na sua comunidade.
(EF07GE06-A) Problematizar como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos socioambientais e contribuem para desigual distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0106) Distinguir as formas de uso dos materiais do cotidiano, suas origens e relacionar ao consumo consciente.
(EJACI0209) Compreender a necessidade de uso sustentável da água, dos minerais, do plástico, do papel e da madeira no planeta
(EJACI0210) Propor formas sustentáveis de utilização da água e de outros materiais (minerais, plásticos, papel, madeira, dentre outros.) para a manutenção desses recursos
(EJACI0211) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano
(EJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria-prima
(EJACI0213) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas e propor soluções para o descarte adequado dos resíduos sólidos
(EJACI0510) Relacionar a degradação ambiental com a saúde e o bem estar da comunidade
GEOGRAFIA
(EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive
(EJAGE0212) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços
(EJAGE0213) Perceber a influência da mídia nos hábitos de consumo e consumismo e as consequências ambientais do aumento desses
(EJAGE0322) Identificar as ações humanas e seus impactos na transformação das paisagens cotidianas
(EJAGE0516) Compreender os fluxos de consumo e consumismo e suas implicações espaciais
(EJAGE0518) Entender as modificações espaciais a partir do processo de industrialização e suas consequências socioambientais