O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
POLÍTICA DOS 5 R’S
O episódio “POLÍTICA DOS 5 R’S?” é o primeiro episódio da série sobre a Política dos 5 R’S. Ele traz informações sobre a gestão de resíduos que tem como objetivo reduzir a quantidade de rejeitos gerados. Contamos com a participação da coordenadora do Movimento Lixo Zero Goiás e também embaixadora do conceito Lixo Zero na América Latina: Raquel Pires Sales, que nos trouxe esclarecimentos sobre o repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Competência Geral | 7 – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. (GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças. (GO-EF01CI07) Compreender a importância do uso consciente da água no cotidiano. (EF02CI02-B) Comparar e propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano. (EF05CI05-A) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente, compreendendo a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. (EF05CI05-B) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente, destacando os resíduos como fonte de matéria-prima. (EF05CI05-C) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas, propondo soluções para o descarte adequado. (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. GEOGRAFIA (EF03GE08-A) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo. (EF03GE08-B) Perceber a influência da mídia nos hábitos de consumo e consumismo. (EF03GE08-D) Conhecer as diferentes formas de produção de lixo doméstico ou da instituição escolar e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na instituição escolar e/ou no entorno. (EF05GE11-B) Propor soluções, inclusive tecnológicas, para os problemas socioambientais encontrados e vivenciados na sua comunidade. (EF07GE06-A) Problematizar como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos socioambientais e contribuem para desigual distribuição de riquezas, em diferentes lugares. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EJACI0106) Distinguir as formas de uso dos materiais do cotidiano, suas origens e relacionar ao consumo consciente. (EJACI0209) Compreender a necessidade de uso sustentável da água, dos minerais, do plástico, do papel e da madeira no planeta (EJACI0210) Propor formas sustentáveis de utilização da água e de outros materiais (minerais, plásticos, papel, madeira, dentre outros.) para a manutenção desses recursos (EJACI0211) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano (EJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria-prima (EJACI0213) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas e propor soluções para o descarte adequado dos resíduos sólidos (EJACI0510) Relacionar a degradação ambiental com a saúde e o bem estar da comunidade GEOGRAFIA (EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive (EJAGE0212) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços (EJAGE0213) Perceber a influência da mídia nos hábitos de consumo e consumismo e as consequências ambientais do aumento desses (EJAGE0322) Identificar as ações humanas e seus impactos na transformação das paisagens cotidianas (EJAGE0516) Compreender os fluxos de consumo e consumismo e suas implicações espaciais (EJAGE0518) Entender as modificações espaciais a partir do processo de industrialização e suas consequências socioambientais |