O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
ILHAS DE CALOR, ATERROS SANITÁRIOS E BIODIGESTORES
No quadro “Sustentabilidade em Conexão”, apresentamos o episódio “Ilhas de calor, aterros sanitários e biodigestores”. Nele, aprofundamos o olhar sobre a relação entre as ilhas de calor e o direcionamento dos resíduos sólidos de uma cidade, explicitando as características fundamentais que diferem os lixões dos aterros sanitários. Para tal, contamos com as valorosas explicações da engenheira ambiental e de segurança do trabalho Sara Moraes, que também apresenta aos espectadores as potencialidades que os aterros sanitários apresentam, especialmente no controle e uso dos gases resultantes da decomposição da matéria orgânica. Venha conosco!
Competência Geral | COMPETÊNCIA 7 Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EF08CI14-C) Identificar a influência das ações antrópicas nas alterações climáticas. (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. GEOGRAFIA (EF04GE08-A) Descrever e discutir os processos de extração, produção, circulação e consumo de matérias-primas e de diferentes produtos. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EJACI0109) Reconhecer os diversos usos dos materiais e relacionar com a qualidade de vida e do ambiente. GEOGRAFIA (EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive. (EJAGE0418) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática. |