O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
ESTAÇÃO LIXO ZERO NA ESCOLA
O episódio intitulado “Estação Lixo Zero na Escola” traz a sugestão de como montar uma estação lixo zero nas unidades educacionais. Lixo é tudo aquilo que se mistura e não pode ser reaproveitado, compostado ou reciclado, não gera renda e contribui para a degradação do meio ambiente. Ao propor a criação de estações de separação e destinação, o quadro mostra a importância da responsabilização que os indivíduos precisam ter em relação aos resíduos que produzem a partir do consumo. A Bióloga Raquel Pires participa do programa e fala sobre o termo NG (“não gerar”), que antecede os 5 R’s da sustentabilidade. Ela também traz sugestões práticas e simples de como implantar tais ações nas unidades educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia.
Competência geral | COMPETÊNCIA 7 Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças. (EF05CI05-A) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente, compreendendo a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. (EF05CI05-B) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente, destacando os resíduos como fonte de matéria-prima.(EF05CI05-C) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas, propondo soluções para o descarte adequado. GEOGRAFIA (EF01GE10-A) Conhecer noções básicas de educação ambiental. (EF02GE04-B) Entender que as relações estabelecidas e vivenciadas em cada grupo social influenciam diretamente na natureza e modo de vida das pessoas. (EF03GE08-A) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo. (EF03GE08-D) Conhecer as diferentes formas de produção de lixo doméstico ou da instituição escolar e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na instituição escolar e/ou no entorno. (EF05GE11-B) Propor soluções, inclusive tecnológicas, para os problemas socioambientais encontrados e vivenciados na sua comunidade. |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EJACI0106) Distinguir as formas de uso dos materiais do cotidiano, suas origens e relacionar ao consumo consciente. (EJACI0109) Reconhecer os diversos usos dos materiais e relacionar com a qualidade de vida e do ambiente. (EJACI0211) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. (EJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria-prima. (EJACI0213) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas e propor soluções para o descarte adequado dos resíduos sólidos. GEOGRAFIA (EJAGE0116) Perceber que as relações estabelecidas e vivenciadas em cada grupo social influenciam diretamente no modo de vida e no modo de como se utiliza da natureza. (EJAGE0212) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços. |