You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Áreas Verdes – Conhecendo os Parques da Capital

Sustentabilidade em Conexão – Áreas Verdes – Conhecendo os Parques da Capital

O Conexão Escola — “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, e visa sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

ÁREAS VERDES CONHECENDO OS PARQUES DA CAPITAL

No programa “Sustentabilidade em Conexão”, são apresentadas as áreas verdes de Goiânia, destacando a importância da conservação ambiental. O episódio começa com uma visita a dois parques distantes do centro da cidade: Parque das Flores e Parque Fonte Nova. O Parque das Flores, inaugurado em 2021, oferece uma extensa área para atividades físicas, um parquinho infantil e um mirante com vista panorâmica da cidade. Já o Parque Fonte Nova, com mais de 20 anos, recentemente revitalizado, possui trilhas, um lago artificial e espaços ideais para piqueniques e passeios com pets. O programa também inclui uma entrevista com Ampara Barros sobre projetos de educação ambiental na cidade.

Competência geralCOMPETÊNCIA 7
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF02CI04-B) Identificar características de diferentes espécies de plantas e de animais do Cerrado.
(EF02CI04-C) Relacionar as características das plantas e dos animais à sua adaptação ao ambiente, destacando espécies do Cerrado.

GEOGRAFIA
(EF03GE04-A) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens.
(EF03GE04-B) Perceber como a ação antrópica interfere na dinâmica da paisagem do seu município.
(EF03GE04-C) Conceituar paisagens naturais e antrópicas e identificá-las em seu município.
(EF04GE11-D) Identificar os recursos naturais do estado de Goiás (Bioma Cerrado) e a importância de sua preservação e conservação.
(EF05GE03-B) Compreender a relação entre o crescimento urbano com as mudanças socioambientais e econômicas nele, inseridos, destacando a ocupação do cerrado.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0121) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado.
(EJACI0219) Distinguir os seres vivos em risco de extinção, dando enfoque aos animais do Cerrado.
(EJACI0220) Relacionar as causas da extinção de animais e vegetais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem.

GEOGRAFIA
(EJAGE0205) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens locais e regionais.
(EJAGE0324) Relacionar as atividades antrópicas com os demais elementos da natureza e reafirmar a importância da preservação ambiental do Cerrado
(EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive.
(EJAGE0418) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática.
(EJAGE0324) Relacionar as atividades antrópicas com os demais elementos da natureza e reafirmar a importância da preservação ambiental do Cerrado.