You are currently viewing Projeto de Vida –  A profissão de confeiteiro(a).

Projeto de Vida –  A profissão de confeiteiro(a).

O Conexão Escola – “Projeto de Vida”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADzT54-8zs/ > acesso em 20/06/2023

A profissão de confeiteiro(a) é uma arte deliciosa que combina paixão, precisão e criatividade.

Esta profissão não se trata apenas de misturar ingredientes; ela exige habilidades técnicas apuradas e um olho aguçado para detalhes. Uma das características mais marcantes de um(a) confeiteiro(a) é a criatividade.

Os(As) confeiteiros(as) experimentam novos sabores, texturas e técnicas, criando assim sobremesas únicas e memoráveis.

A decoração é outra faceta crucial da confeitaria, e muitos confeiteiros(as) desenvolvem habilidades em escultura de açúcar, trabalho com chocolate e elaboração de ornamentos comestíveis.

A profissão de confeiteiro(a) é uma mistura única de habilidade técnica, criatividade e paixão pela culinária.

Para entender e conhecer um pouco mais sobre essa profissão, conversamos com a confeiteira Polianna Dias.

Canal Conexão Escola – Projeto de Vida – “A Profissão de Confeiterio(a)”. Disponível em: https://youtu.be/27cL8dvxV1U?feature=shared

VOCÊ SABIA?

Você sabia, que na Antiguidade, as civilizações egípcias e mesopotâmicas já produziam doces à base de mel e frutas, utilizando técnicas rudimentares de confeitaria?

Na Grécia Antiga, a confeitaria adquiriu maior refinamento, com a introdução de ingredientes como frutas secas, mel, e sementes de papoula em preparações doces.

Os romanos também contribuíram para o desenvolvimento da confeitaria, incorporando técnicas de cozimento e preservação de alimentos.

Unidade Temática :Mundo do Trabalho
Trabalho e formas de organização social e cultural
Objeto de Conhecimento/
Conteúdos:
Diferentes formas de organização do trabalho
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
Industrialização e as transformações no trabalho