You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Saúde Mental – Setembro Amarelo

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Saúde Mental – Setembro Amarelo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

Canal Portal Conexão Escola – Saúde Mental – Setembro Amarelo – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/efE1dOCKlJo?feature=shared>. Acesso em: 04, set. 2024.

Falar sobre saúde mental para crianças e adolescentes é fundamental porque essa é uma fase de intensas mudanças físicas, emocionais e sociais. Durante esse período, jovens enfrentam desafios como pressão acadêmica, relacionamentos sociais, mudanças corporais e, em alguns casos, dificuldades familiares. Esses fatores podem contribuir para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e, em casos mais graves, pensamentos suicidas.

A conscientização sobre o Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio, é crucial porque promove o diálogo aberto sobre esses temas, ajuda a desmistificar os preconceitos em torno da saúde mental e incentiva os jovens a buscarem ajuda quando necessário. Além disso, educar crianças e adolescentes sobre a importância do autocuidado e da empatia pode prevenir comportamentos de risco e criar um ambiente mais acolhedor e solidário.

Incorporar discussões sobre saúde mental no dia a dia escolar e familiar pode facilitar a identificação precoce de sinais de sofrimento emocional, permitindo intervenções adequadas. Setembro Amarelo, portanto, não é apenas sobre prevenir o suicídio, mas também sobre promover uma cultura de cuidado e apoio que pode salvar vidas.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente