A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.
COMPREENDENDO O QUE É INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL
A BNCC estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Ela reconhece a necessidade de promover o desenvolvimento integral, incluindo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. Dessa forma, a BNCC enfatiza a importância do trabalho com competências socioemocionais como um componente essencial da formação do estudante.
O Documento Curricular para Goiás – ampliado (DCGO) também aborda a necessidade de uma educação que contemple não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o emocional, social e ético dos estudantes.
A inteligência socioemocional geralmente inclui habilidades como empatia, autoconhecimento, autogestão, habilidades sociais e tomada de decisões responsáveis. O desenvolvimento dessas competências visa preparar os alunos para lidar efetivamente com as demandas da vida cotidiana, promovendo relações interpessoais saudáveis, resiliência emocional e um bom desempenho acadêmico.
Documentos norteadores: | – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO) – O Estatuto da Criança e do Adolescente |