A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.
COMO ESCREVER PODE SER UM MIMO PARA A ALMA
Escrever pode ser um mimo para a alma em relação à inteligência socioemocional, pois permite expressar e regular emoções, promovendo alívio e clareza mental. Esse processo facilita o autoconhecimento, ajudando a compreender e lidar com sentimentos complexos. Além disso, ao colocar-se no lugar de outras pessoas através da escrita, desenvolve-se empatia e uma melhor compreensão dos outros, essenciais para a inteligência socioemocional. Escrever também melhora a comunicação, organização de pensamentos e resolução de problemas, fortalecendo habilidades de enfrentamento e resiliência emocional.
Documentos norteadores: | – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO) – O Estatuto da Criança e do Adolescente |