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PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Como escrever pode ser um mimo para a alma

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

Canal Portal Conexão Escola – Como escrever pode ser um mimo para a alma – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/Ayh1CUQjxaI?feature=shared>. Acesso em: 21, mai. 2024.

Escrever pode ser um mimo para a alma em relação à inteligência socioemocional, pois permite expressar e regular emoções, promovendo alívio e clareza mental. Esse processo facilita o autoconhecimento, ajudando a compreender e lidar com sentimentos complexos. Além disso, ao colocar-se no lugar de outras pessoas através da escrita, desenvolve-se empatia e uma melhor compreensão dos outros, essenciais para a inteligência socioemocional. Escrever também melhora a comunicação, organização de pensamentos e resolução de problemas, fortalecendo habilidades de enfrentamento e resiliência emocional.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente