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PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Cegueira e Inteligência Socioemocional

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

Canal Portal Conexão Escola – Cegueira e Inteligência Socioemocional – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/Xdt7A5EXozw?feature=shared>. Acesso em: 24, jul. 2024.

Discutir sobre a cegueira e outras deficiências visuais é essencial para promover uma sociedade inclusiva e compreensiva. A cegueira, seja congênita ou adquirida, afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e entender suas implicações vai além das questões médicas e funcionais.

A inteligência socioemocional desempenha um papel crucial na maneira como indivíduos com cegueira são percebidos e integrados na sociedade, assim como na maneira como esses indivíduos desenvolvem suas próprias competências socioemocionais.

A inclusão de indivíduos cegos em diversas esferas da sociedade, desde a educação até o mercado de trabalho, depende em grande parte da inteligência socioemocional da comunidade ao seu redor. Educadores, colegas de classe, colegas de trabalho e amigos precisam ser sensíveis e adaptativos às necessidades dessas pessoas. Portanto, promover um ambiente inclusivo significa criar espaços onde todos possam participar e contribuir, independentemente de suas limitações visuais.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente