You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: A relação dos quatro temperamentos com a inteligência socioemocional

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: A relação dos quatro temperamentos com a inteligência socioemocional

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

Canal Portal Conexão Escola – A relação dos quatro temperamentos com a inteligência socioemocional – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/O0h5wxL5i5c?feature=shared>. Acesso em: 21, mai. 2024.

Compreender os quatro temperamentos é crucial para a inteligência socioemocional porque oferece uma estrutura para entender e respeitar as diferenças individuais nas reações emocionais e comportamentais, promovendo empatia, comunicação eficaz, resolução de conflitos e trabalho em equipe. Isso facilita o autoconhecimento e a adaptação das interações ao temperamento dos outros, melhorando as relações interpessoais e promovendo um desenvolvimento pessoal e profissional mais equilibrado e consciente.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente