You are currently viewing Programa Conexão Escola (Anos Iniciais) – 30 de junho de 2025

Programa Conexão Escola (Anos Iniciais) – 30 de junho de 2025

O Programa Conexão Escola apresenta conteúdos e recursos pedagógicos do Portal Conexão Escola, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Com materiais organizados por etapa de ensino, o programa apoia o trabalho de professores e amplia as possibilidades de aprendizagem para estudantes e famílias, dentro e fora da sala de aula.

MEMÓRIAS E TIRINHAS: O QUE OS OBJETOS E OS QUADRINHOS PODEM NOS CONTAR?

O episódio “Memórias e tirinhas: o que os objetos e os quadrinhos podem nos contar?” traz novas aventuras com Mari e Beto, no programa Conexão Escola TV – Anos Iniciais. Neste encontro, o primeiro bloco apresenta como objetos antigos, fotos, bilhetes e brinquedos podem contar histórias sobre o passado e ajudar a construir memórias. Já no segundo bloco, a criançada vai explorar o universo das tirinhas e aprender como essa linguagem curta, divertida e expressiva nos ajuda a refletir e se comunicar. Com videoaulas da professora Andrielly Campos, este programa aproxima os pequenos do conhecimento de forma lúdica, acessível e cheia de curiosidades.

BLOCO 1

BLOCO 2

HabilidadesLÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF01LP01-A) Reconhecer que a leitura e escrita acontecem da esquerda para a direita e de cima para baixo (linha de verticalidade).
(EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia.
(EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando as semelhanças e diferenças de cada gênero.
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais, entre outros, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF02LP29-A) Verificar se o formato e/ou a disposição das letras provocam efeitos de sentidos peculiares.
(EF02LP26) Ler e compreender com autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.