You are currently viewing Programa Conexão Escola (Anos Iniciais) – 27 de maio de 2025

Programa Conexão Escola (Anos Iniciais) – 27 de maio de 2025

O Programa Conexão Escola apresenta conteúdos e recursos pedagógicos do Portal Conexão Escola, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Com materiais organizados por etapa de ensino, o programa apoia o trabalho de professores e amplia as possibilidades de aprendizagem para estudantes e famílias, dentro e fora da sala de aula.

BRINCADEIRAS, ARTE, ENERGIA E HISTÓRIA: APRENDENDO COM O CORPO, O OLHAR E O TEMPO

No episódio de hoje do Conexão Escola TV – Anos Iniciais, Marlon e Mari embarcam em uma jornada cheia de descobertas sobre cultura, arte, saúde e história! No Bloco 1, a professora Lívia Analy apresenta a brincadeira tradicional de soltar pipa e sua importância na cultura popular, e a professora Veruska mostra como os pontos, linhas, formas e texturas compõem as obras visuais. No Bloco 2, a professora Danielle ensina como os carboidratos fornecem energia para o nosso corpo e a professora Gabriele explica como os primeiros seres humanos passaram da vida nômade para a vida em sociedade. Um episódio para brincar, observar, refletir e aprender com o corpo, com a arte e com o tempo!

BLOCO 1

BLOCO 2

HabilidadesARTE
(GO-EF04AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, como componentes fundamentais para a composição e a criação artística em contextos variados e significativos, utilizando diferentes suportes e ferramentas.

CIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF05CI06-A) Identificar a importância do oxigênio e dos alimentos na obtenção de energia para o corpo, relacionando as funções plástica, energética e reguladora dos alimentos no organismo.

EDUCAÇÃO FÍSICA 
(GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.
(GO-EF04EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico-cultural na preservação das diferentes culturas.
(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na instituição escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

HISTÓRIA 
(EF05HI01-A) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos.
(EF05HI01-B) Relacionar os principais fatores que levaram estes povos a sedentarização.