You are currently viewing Programa Conexão Escola (Anos Iniciais) – 10 de junho de 2025

Programa Conexão Escola (Anos Iniciais) – 10 de junho de 2025

O Programa Conexão Escola apresenta conteúdos e recursos pedagógicos do Portal Conexão Escola, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Com materiais organizados por etapa de ensino, o programa apoia o trabalho de professores e amplia as possibilidades de aprendizagem para estudantes e famílias, dentro e fora da sala de aula.

JOGOS INDÍGENAS, SONS DO COTIDIANO E LOCALIZAÇÃO NO PLANO CARTESIANO: CULTURA, CIÊNCIA E MATEMÁTICA EM MOVIMENTO

Neste episódio do Conexão Escola TV, Mari e Beto convidam os estudantes para uma expedição cheia de descobertas! No primeiro bloco, a aventura começa com um jogo tradicional do povo indígena Kalapalo: o “Ta”, que ensina sobre cooperação e cultura ancestral. Em seguida, os sons do cotidiano ganham destaque na videoaula de Ciências, revelando como diferentes materiais vibram e produzem sons. No segundo bloco, a Matemática entra em cena com o plano cartesiano, um jeito divertido de localizar pontos e entender direções. Um programa completo para brincar, pensar e aprender com o corpo, os sentidos e a lógica!

BLOCO 1

BLOCO 2

HabilidadesCIÊNCIAS
(EF03CI01-A) Identificar como a natureza do material (ferro, plástico, madeira, vidro), que compõe os diferentes objetos, influencia na produção de sons.  

EDUCAÇÃO FÍSICA
(GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.
(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na instituição escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

MATEMÁTICA
(EF05MA14-B) Utilizar diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.