O Programa Conexão Escola apresenta conteúdos e recursos pedagógicos do Portal Conexão Escola, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Com materiais organizados por etapa de ensino, o programa apoia o trabalho de professores e amplia as possibilidades de aprendizagem para estudantes e famílias, dentro e fora da sala de aula.

MUDANÇAS EM TUDO AO NOSSO REDOR: APRENDENDO COM HISTÓRIA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA!

“O episódio “Mudanças em tudo ao nosso redor: aprendendo com História, Ciências e Matemática!” nos convida a explorar diferentes tipos de mudanças que fazem parte da vida, da natureza e do conhecimento. No Bloco 1, vamos conhecer transformações que ocorrem com o passar do tempo e na cozinha: da construção da própria história à compreensão de mudanças reversíveis e irreversíveis nos alimentos. Já no Bloco 2, vamos analisar como medir espaços usando área e perímetro, e saber de onde vem a energia que o corpo precisa para funcionar. Com mediação leve e curiosa de Gigi e Beto, a observação do cotidiano, o raciocínio lógico e os cuidados com o corpo e com o ambiente são estimulados.
BLOCO 1
BLOCO 2
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EF04CI03-A) Identificar transformações reversíveis e não reversíveis. (EF05CI06-A) Identificar a importância do oxigênio e dos alimentos na obtenção de energia para o corpo, relacionando as funções plástica, energética e reguladora dos alimentos no organismo. HISTÓRIA (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF04HI02-A) Compreender que a trajetória dos grupos humanos, ao longo do tempo, está marcada por grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade. (EF04HI02-B) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo e os marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.) que influenciaram a trajetória dos grupos humanos.(EF04HI03-A) Perceber que as mudanças na história ocorrem em ritmos diferentes, algumas mais rápidas (tecnologia, moda, etc.) e outras mais lentas ( hábitos e costumes), dando impressão de que estão paradas no tempo e, por isso, consideradas muitas vezes como “permanências”. MATEMÁTICA (EF05MA19-G) Reconhecer as medidas de área e de perímetro de figuras planas na malha quadriculada. |