You are currently viewing Programa Conexão Escola (Anos Iniciais) – 02 de junho de 2025

Programa Conexão Escola (Anos Iniciais) – 02 de junho de 2025

O Programa Conexão Escola apresenta conteúdos e recursos pedagógicos do Portal Conexão Escola, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Com materiais organizados por etapa de ensino, o programa apoia o trabalho de professores e amplia as possibilidades de aprendizagem para estudantes e famílias, dentro e fora da sala de aula.

EXPRESSÕES E LINGUAGENS: ARTE, BRINCADEIRAS E HISTÓRIAS

O episódio “Expressões e Linguagens: arte, brincadeiras e história”, apresentado por Beto e Mari, apresenta formas divertidas e criativas de aprender! No primeiro bloco, exploramos a pintura com a professora Veruska Bettiol, descobrindo o que é arte figurativa e abstrata, e depois nos movimentamos com a brincadeira “Simon Says”, aprendendo comandos em inglês com a professora Andriele Campos. No segundo bloco, mergulhamos no universo das histórias em quadrinhos e seus elementos com a mesma professora, desta vez no componente de Língua Portuguesa. Uma jornada cheia de cor, expressão e imaginação!

BLOCO 1

BLOCO 2

HabilidadesARTES VISUAIS
(GO-EF01AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, hqs, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, bem como desenvolver o senso crítico, a investigação e a colaboração.

LÍNGUA INGLESA
(GO-EF01LI07) Identificar e recontar uma história apresentada por meio de recursos multimodais, como TV, vídeos, celulares, jogos on-line, e/ou relato do professor para desenvolver a criatividade e ampliar as variedades do uso da Língua Inglesa, com o auxílio da língua materna, sobre atividades cotidianas e comandos.

LÍNGUA PORTUGUESA
(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade.
(EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica).