Vamos aprender a fazer uma mini moto elétrica?
As oficinas do Projeto Robótica Criativa estão fundamentadas nos princípios da Robótica Educacional como proposta pedagógica, motivando o aprender a conhecer, aprender a fazer e o fazer junto, integrando a proposta do Programa Smart Educação.
Cada oficina propõe experimentos diferentes utilizando sucatas e reciclados tecnológicos, aliados aos recursos do design, da mecânica, da eletrônica, da marcenaria e da lógica.
O objetivo é promover desafios e situações-problemas a partir da criação de projetos motorizados associados aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando o educando a se tornar protagonista dos seus próprios projetos e o professor o mediador deste conhecimento.
Qual a proposta educacional da oficina?
○ Apresentar o objetivo do protótipo a ser desenvolvido.
○ Apresentar os materiais e as ferramentas a serem utilizadas durante a
construção do protótipo.
○ Realizar o Momento Mão na Massa.
○ Experimentação dos protótipos.
Este é um momento de dar vida à proposta do projeto Mini Moto Elétrica.
O objetivo desta oficina é possibilitar a autonomia do participante na construção do seu projeto, levando ele a refletir e encontrar formas de solucionar os problemas que surgem nas etapas da construção do seu projeto.
Para realizar essa proposta os participantes devem recebera o material para reconhecimento de cada componente e orientações de como será utilizado, isto é, como unir com cola quente as tampinhas de garrafa pet; dar forma a moto a partir do uso de palitos de picolé e de churrasco; incluir ligas e soldar
os fios nas conexões dos componentes eletrônicos como chave liga/desliga, motor e bateria.
Após a montagem do projeto é proposto um desafio para ver qual das motinhas consegue realizar o maior percurso.
Todo esse processo possibilita a interação de conteúdos que vão deste a noção de espaço, reaproveitamento, sustentabilidade até chegar nos conceitos de matemática, física e química.
Quais materiais e ferramentas você vai precisar?
Materiais:
● 12 Tampas pet/garrafa
● 4 Tiras de EVA para cobrir as tampas pet /garrafa
● Cola TEK Bonder
● 3 Palitos de churrasco
● 11 Palitos de Picolé (borda arredondada)
● 1 Espátula de Madeira – Tamanho 13,5cm x 1,5cm
● 1 Correia DVD
● 1 Liga Elástica
● Fita isolante
● 4 Pregadores de roupa de madeira
● 2 Motores DV 5.9
● 1 Bateria 9v
● 1 Clip para Bateria 9V
● 1 Conector liga/desliga
● 2 m Cabo de Rede
● Fio de Cobre Grosso (Rígido)
● Fio para conexão
● Papelão grosso
● Bastão de Cola Quente
● Fio de Solda/Estanho
● Estrutura metálica de pilhas usadas
Ferramentas:
- Alicate
- Alicate de corte
- Ferro de solda
- Pistola de Cola Quente
- Estilete
- Furadeira
- Broca para madeira
- Lápis
- Tesoura
Habilidades | Tecnologias e recursos digitais (GO-EF04AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, como animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, nos processos de criação artística. (GO-EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc.) nos processos de criação artística. (GO-EF05AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas (EF03MA12-A) Descrever posição, trajetos, mudanças de direção e sentido, oralmente, com uso da linguagem materna e de vocabulário geométrico. (EF03MA12-B) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis, com ou sem malhas quadriculadas, maquetes e tecnologias digitais, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência, em situações diversas |