You are currently viewing Matemática – Tabela de Dupla Entrada, Gráfico de Colunas e Barras – 3° ano – Anos Iniciais

Matemática – Tabela de Dupla Entrada, Gráfico de Colunas e Barras – 3° ano – Anos Iniciais

Nesta videoaula de 10 minutos, você vai aprender de forma simples e divertida, com a prof.ª Esp. Danielle, como interpretar tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas ou barras — ferramentas super úteis que usamos no dia a dia para organizar e entender dados. Vamos explorar: O que é uma tabela de dupla entrada e como ela organiza informações em linhas e colunas; Como ler e interpretar gráficos de colunas/barras para comparar quantidades visualmente; Como tirar conclusões importantes a partir dos dados apresentados; E ainda, um quiz com questões para você testar o que aprendeu!

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática – Tabela de Dupla Entrada, Gráfico de Colunas e Barras – 3° ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/qBuOhITpdbQ?si=aYT-ZGeNqcIuT6gg>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras
Descritor(es) SAEB:D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas.
D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA27-A) Identificar e explorar dados apresentados por meio de tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas ou barras simples, descrevê-los e expressar uma conclusão, oralmente ou por escrito, a partir das análises realizadas, em situações cotidianas.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 11, ago. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, ago. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.