Nesta videoaula, os alunos vão aprender de forma divertida e prática sobre as notas e moedas do nosso dinheiro, entendendo como comparar valores, fazer trocas e calcular o troco nas compras do dia a dia. A Prof.ª Esp. Danielle apresenta situações reais, como ir à padaria, comprar brinquedos e escolher a melhor forma de pagamento, para mostrar que entender o valor do dinheiro é uma habilidade essencial da educação financeira. Durante a aula, os estudantes vão descobrir: Como diferentes notas podem representar o mesmo valor; Como calcular trocos e fazer trocas de notas com o mesmo valor total; E por que é importante usar o dinheiro com responsabilidade e sabedoria. Ao final, um quiz interativo ajuda a revisar o que foi aprendido de um jeito leve e estimulante! Essa aula desenvolve o raciocínio lógico e promove a conscientização sobre o uso responsável do dinheiro no cotidiano.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Sistema monetário brasileiro: estabelecimento de equivalências de um mesmo valor na utilização de diferentes cédulas e moedas: Sistema monetário brasileiro. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA24-A) Reconhecer quantas notas de um valor menor são necessárias para trocar por uma nota de valor maior, ou quantas vezes o valor de uma nota é maior ou menor do que o valor de outra. (EF03MA24-B) Reconhecer em situações cotidianas de compra, venda e troca a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar desconto e troco. (EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira. |
| Referências: | BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 28 out. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 15, out. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 23 out. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 23 out. 2025. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
