You are currently viewing Matemática: Problemas com Números Racionais – 4º ano – Anos Iniciais

Matemática: Problemas com Números Racionais – 4º ano – Anos Iniciais

Na aula de hoje, vamos mergulhar no mundo dos números racionais na forma de fração de um jeito leve, divertido e fácil de entender! Você vai aprender a ler, interpretar e usar frações em situações do dia a dia. Para isso, conheceremos a história da Pizzaria Fatiando Sabores, onde o Seu Numerador e o Seu Denominador nos ajudam a entender como cada parte da fração funciona. Vamos explorar frações com pizzas, chocolates, sucos, brincadeiras e diversas representações: numérica, escrita e visual. Ao longo da aula, você vai descobrir: O que é numerador e o que é denominador; Como interpretar diferentes frações; Como identificar partes do todo; Como usar frações para resolver problemas; Como reconhecer frações em representações gráficas e no cotidiano. Depois da explicação, teremos um quiz especial para testar tudo o que você aprendeu sobre numerador, denominador e situações com frações. Se você gosta de aprender de forma simples e divertida, essa aula é para você!

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Problemas com Números Racionais – 4º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/CjJWkH246_k?si=xgTw60bjeQbuHQ4x>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) Números racionais: representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro: Leitura e escrita de números racionais Representação fracionária de um número racional.
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:
Descritor(es) SAEB:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  

(EF04MA09-D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números racionais, utilizando as várias representações da fração, como esquema, desenho, numérica e escrita, e os nomes específicos dos termos da fração, numerador e denominador, em situações diversas
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 24, nov. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 24, nov. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 24, nov. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 24, nov. 2025.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.  
Referências:Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) Números racionais: representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro: Leitura e escrita de números racionais Representação fracionária de um número racional.