You are currently viewing Matemática: Multiplicação – 3° ano – Anos Iniciais

Matemática: Multiplicação – 3° ano – Anos Iniciais

Nesta videoaula, os estudantes vão aprender de forma divertida, com a prof.ª Esp. Danielle, os conceitos de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, explorando como a multiplicação pode ser entendida como adição de parcelas iguais e também através de fileiras e colunas (arranjos retangulares). O Robô Numbix embarca em uma missão cheia de desafios matemáticos para abrir os portais mágicos do Planeta dos Números. Durante a jornada, ele descobre como usar a tabuada para resolver problemas de maneira rápida, prática e inteligente. Nesta aula, será abordado: O que significa multiplicar; Como transformar somas repetidas em multiplicações; Como identificar a multiplicação em arranjos retangulares; As tabuadas do 2, 3, 4, 5 e 10; Estratégias de cálculo mental e escrito.

Além disso, ao final tem um quiz para testar os conhecimentos adquiridos.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Multiplicação – 3° ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/kJa03Z8rIvc?si=WYicTqYr7tBOAxYh> Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Multiplicação de números naturais com adição de parcelas iguais e configuração retangular
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA07-A) Explorar fatos básicos da multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10 para a constituição de um repertório a ser utilizado na solução de problemas e nos procedimentos de cálculo, mental ou escrito.

(EF03MA07-B) Ler e interpretar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 27, ago. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 27, ago. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.