You are currently viewing Matemática – Medidas de Capacidade e Massa – 3° ano – Anos Iniciais

Matemática – Medidas de Capacidade e Massa – 3° ano – Anos Iniciais

Nesta videoaula divertida e cheia de afeto, vamos aprender sobre medidas de massa e capacidade com uma história encantadora! A prof.ª Esp. Danielle conta como sua vovó Gasparina ensinava receitas na cozinha e, de quebra, ensinava matemática de um jeito simples e prático: usando arroz, feijão, leite, copos, colheres e até remédios! Você vai descobrir: O que são grama, quilograma e miligrama; Como usamos litros e mililitros no dia a dia; O que são medidas padronizadas e não padronizadas; E como estimar o peso ou a quantidade de um alimento antes de medir!

Além disso, tem um quiz com 12 perguntas para testar tudo o que você aprendeu. Uma forma leve e envolvente de reforçar o conteúdo previsto na BNCC para o 3º ano! Indicado para alunos do ensino fundamental que estão aprendendo sobre unidades de medida de massa e capacidade. Prepare-se para aprender brincando, com exemplos reais, linguagem acessível e muito carinho da vovó!

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática – Medidas de Capacidade e Massa – 3° ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/yhcUMYDA3RM?si=sLq3f8piO7_jq-bq>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Medidas de comprimento, capacidade e massa (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações – Comparação de áreas por superposição.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:   (EF03MA20-A) Estimar e medir medidas de capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama, presentes em textos cotidianos, tais como: embalagens, bulas de remédios, entre outros.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 31, jul. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 31, juL. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.