You are currently viewing Matemática: Malhas quadriculadas e figuras congruentes – 3º ano – Anos Iniciais

Matemática: Malhas quadriculadas e figuras congruentes – 3º ano – Anos Iniciais

Hoje vamos explorar um assunto muito legal: como desenhar figuras em malhas quadriculadas e triangulares e descobrir quando duas figuras são exatamente iguais, mesmo que estejam em posições diferentes. O nome disso é CONGRUÊNCIA! Você vai aprender: O que é uma malha quadriculada e uma malha triangular: Como desenhar figuras com precisão usando os quadradinhos ou triângulos; O que são figuras congruentes (mesma forma + mesmo tamanho); Como usar sobreposição e contagem de espaços para comparar figuras; Exemplos com objetos do dia a dia, como tampinhas de garrafa e as próprias mãos! No final da aula, tem um QUIZ ESPECIAL com perguntas para testar o que você aprendeu! Será que você vai acertar todas?

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Malhas quadriculadas e figuras congruentes – 3º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/YsFN7dffN2E?si=QIrhSkJ8ABrQ3Axt>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
-Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Congruência de figuras planas; Desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares de figuras planas
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA16-B) Desenhar em malhas quadriculadas ou triangulares figuras planas em posições distintas, com a mesma forma e o mesmo tamanho.

(EF03MA16-C) Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais, em situações diversas.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 29, set. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 29, set. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.