You are currently viewing Matemática: Leitura de Tabelas e Gráficos – 3° ano – Anos Iniciais

Matemática: Leitura de Tabelas e Gráficos – 3° ano – Anos Iniciais

Você sabe o que é uma tabela? E um gráfico de barras ou de pizza?
Nesta videoaula divertida e super fácil de entender, os estudantes do 3º ano irão aprender com a profª Esp. Danielle:
– O que é tabela, gráfico de barras e gráfico de pizza;
– O significado de linha, coluna, título, fonte e legenda;
– Como interpretar e comparar dados de maneira simples;
– Como esses recursos são usados no dia a dia — em notícias, pesquisas e até em jogos.

No final da aula, há um QUIZ exclusivo com questões de múltipla escolha.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Leitura de Tabelas e Gráficos – 3° ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/PETIZdSir3w?si=rD6KoNj3H5Y9vxnh>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:

– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras: Tabelas de dupla entrada; Gráficos de barras ou colunas simples; Coleta, leitura, comparação e interpretação de dados.
Descritor(es) – SAEB:D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas.
D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento – DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO::(EF03MA26-A) Resolver problemas com dados apresentados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras ou colunas simples em situações significativas das realidades sociocultural e econômica.  

(EF03MA26-B) Estabelecer relações entre dados, fazer estimativas e previsões de dados associadas à coleta, leitura, comparação e interpretação de dados, com apoio de recursos multissemióticos, incluindo gráficos de barras ou coluna simples e tabelas de dupla entrada.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 15, mai. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 15, mai. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.