You are currently viewing Matemática: Figuras Geométricas Espaciais – 3º ano – Anos Iniciais

Matemática: Figuras Geométricas Espaciais – 3º ano – Anos Iniciais

Nesta videoaula divertida e educativa, os alunos do 3º ano vão aprender a identificar figuras geométricas espaciais — como prismas retos, pirâmides, cilindros e cones — em objetos do cotidiano, e ainda compreender o que é planificação dessas figuras: como elas “se abrem” em formas planas para formar moldes! Vamos observar formas ao nosso redor, como caixas, cones de trânsito e copos, e entender: quais figuras têm base circular, quadrada ou triangular; como usar a imaginação e materiais simples para montar modelos; e, como usar a tecnologia para manipular as formas em 3D.

Ao final, um quiz com questões para testar os conhecimentos!

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Figuras Geométricas Espaciais – 3º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/XUVk1fRD65c?si=IOsCGk52mFq0Yza1>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Associação e características das figuras geométricas espaciais; Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento, análise de características e planificações.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF03MA14-A) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais, como prismas retos, pirâmides, cilindros, cones, presentes em objetos e/ou em suas representações geométricas, utilizando tecnologias digitais, materiais manipuláveis.

(EF03MA14-B) Relacionar figuras geométricas espaciais, como prismas retos, pirâmides, cilindros, cones, com suas planificações e explorar o significado de planificação de uma
figura espacial, como fazer um molde, uma representação plana da figura espacial.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 03, jun. 2025.

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 03, jun. 2025.

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.