You are currently viewing Matemática: Estratégias de Cálculos – 4º ano – Ensino Fundamental

Matemática: Estratégias de Cálculos – 4º ano – Ensino Fundamental

Nesta aula explicativa e dinâmica, os estudantes do 4º ano vão descobrir como as operações matemáticas se relacionam entre si e de que forma esse entendimento ajuda a resolver cálculos com mais rapidez, segurança e eficiência.

Ao longo da aula, os alunos irão compreender:
a relação entre adição e subtração;
a ligação entre multiplicação e divisão;
diferentes estratégias de cálculo mental;
como resolver problemas de multiplicação e divisão a partir de diversos significados, como comparação, proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Essa abordagem contribui para o desenvolvimento do raciocínio matemático e para uma compreensão mais sólida das operações no dia a dia escolar.

No final do vídeo há um quiz para os estudantes testarem seus conhecimentos.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Estratégias de Cálculos – 4º ano – Ensino Fundamental”. Disponível em <https://youtu.be/zKac7SphJMw?si=qIE5nxXvAb3kdtTY>. Acesso em 22, dez. 2025.
Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais: Propriedades da adição; Propriedades da multiplicação; Características da subtração; Características da divisão
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: 
(EF04MA04-C) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo e cálculo mental.  
Descritor(es):D18: Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

D20: Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.  
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 30, abr. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 30, abr. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.