Nesta aula explicativa e dinâmica, os estudantes do 4º ano vão descobrir como as operações matemáticas se relacionam entre si e de que forma esse entendimento ajuda a resolver cálculos com mais rapidez, segurança e eficiência.
Ao longo da aula, os alunos irão compreender:
a relação entre adição e subtração;
a ligação entre multiplicação e divisão;
diferentes estratégias de cálculo mental;
como resolver problemas de multiplicação e divisão a partir de diversos significados, como comparação, proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
Essa abordagem contribui para o desenvolvimento do raciocínio matemático e para uma compreensão mais sólida das operações no dia a dia escolar.
No final do vídeo há um quiz para os estudantes testarem seus conhecimentos.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais: Propriedades da adição; Propriedades da multiplicação; Características da subtração; Características da divisão |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA04-C) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo e cálculo mental. |
| Descritor(es): | D18: Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. D20: Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória. |
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 30, abr. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 30, abr. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |
