You are currently viewing Matemática: Divisão é repartir e medir – 3º ano – Anos Iniciais

Matemática: Divisão é repartir e medir – 3º ano – Anos Iniciais

Nesta aula de Matemática, os alunos serão convidados a aprender o conceito de divisão de forma lúdica e prática, por meio da história da Fazenda dos Números. A partir de situações do cotidiano, como repartir cenouras, maçãs e brinquedos entre amigos, eles compreenderão os elementos essenciais da divisão: quociente, divisor e resto. Com atividades narradas, representações visuais (como círculos e agrupamentos) e exercícios práticos, a turma será estimulada a desenvolver o raciocínio lógico-matemático de maneira divertida e significativa. Além disso, o uso de exemplos concretos e de linguagem acessível ajudará a consolidar a ideia de “dividir de forma justa”, mostrando que a Matemática pode ser aplicada em situações reais do dia a dia.

Além disso, ao final tem um quiz para testar os conhecimentos adquiridos.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Divisão é repartir e medir – 3º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/PqajjemnNCY?si=dv8IXBR-pZkYOxdC>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Divisão de números naturais, repartição equitativa e medida.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA30-A) Explorar os conceitos de divisão, repartição equitativa e medida, utilizando agrupamentos até 10 unidades, em que o número de agrupamentos é o quociente, a quantidade em cada agrupamento é o divisor, e a quantidade não agrupada é o resto, por meio de recursos pessoais.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 09, set. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 09, set. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.