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Matemática: Divisão com resto zero e resto diferente de zero – 3º ano – Anos Iniciais

Nesta videoaula, vamos explorar de forma simples e prática os dois significados fundamentais da divisão: a repartição equitativa e a medida. Você vai entender quando a divisão resulta em resto zero e quando apresenta resto diferente de zero, tudo por meio de situações reais, exemplos visuais e estratégias pessoais que ajudam no raciocínio matemático. Ao longo da aula, revisamos o que significa dividir, resolvemos problemas passo a passo, usamos desenhos, contagens e retiradas sucessivas. Também mostramos como cada estudante pode representar a divisão do seu próprio jeito, usando registros pessoais como tabelas, marcas, objetos ou esquemas. A aula inclui exemplos de problemas criados por alunos, comparação entre diferentes tipos de divisão e um quiz final para testar o que você aprendeu.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Divisão com resto zero e resto diferente de zero – 3º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/DezI3sg5NEQ?si=0k5gPvoPuIeLDsOO>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) Números racionais: representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro: Leitura e escrita de números racionais Representação fracionária de um número racional.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA08-C) Elaborar, coletivamente, problemas envolvendo a divisão com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
Referências:BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 04, dez. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 04, dez. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: Acesso em: 04, dez. 2025.    

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: Acesso em: 04, dez. 2025.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.