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Matemática: Divisão com resto zero e partes iguais – 3º ano – Anos Iniciais

Nesta videoaula, você vai aprender de forma simples e clara como a divisão com resto zero pode representar partes iguais de um número. Ao longo da explicação, relacionamos a divisão às ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte, sempre com exemplos fáceis do dia a dia. A aula começa relembrando o significado de dividir: separar um total em partes iguais. Em seguida, mostramos como cada divisão pode ser entendida como uma fração e como o resultado indica a parte correspondente do todo, exatamente como orienta o Documento Curricular para Goiás (DCGO). Com exemplos práticos como 12 ÷ 2, 12 ÷ 3, 20 ÷ 4, 25 ÷ 5 e 70 ÷ 10, a criança compreende, passo a passo, o conceito de partes iguais, desenvolvendo o raciocínio matemático de forma segura e significativa. Para finalizar, a aula traz um quiz interativo, ideal para fixar o conteúdo e verificar a aprendizagem de maneira divertida.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Divisão com resto zero e partes iguais – 3º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/BabsYWK45TI?si=zJ49GI–0myDZa4->. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte, oitava parte, décima parte dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(F03MA09-A) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. Exemplo: 12 : 3 = 4 pode ser escrito como 12/3 = 4, indicando que 4 é a terça parte de 12.
Referências:BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 10, dez. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 10, dez. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 10, dez. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 10, dez. 2025.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.