You are currently viewing Matemática: Desvendando a Multiplicação – 4° ano – Anos Iniciais

Matemática: Desvendando a Multiplicação – 4° ano – Anos Iniciais

Nesta aula, os alunos vão descobrir que a multiplicação é muito mais do que “fazer continhas”! Eles aprenderão que ela pode aparecer de diferentes formas no dia a dia: como adição de parcelas iguais, em arranjos retangulares, nas combinações possíveis e nas situações de proporcionalidade. Com exemplos práticos e situações próximas da realidade dos estudantes, a prof.ª Esp. Danielle mostra como organizar carteiras, contar roupas, calcular alimentos para várias pessoas e muito mais. Além disso, os alunos serão incentivados a explorar diferentes estratégias para resolver multiplicações, como cálculo mental, estimativas e algoritmos. No final, participarão de um quiz interativo para revisar o que aprenderam e ainda criarão suas próprias situações de multiplicação, exercitando a criatividade e o raciocínio lógico. Uma aula completa para compreender os vários significados da multiplicação e ampliar as formas de pensar a Matemática!

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Desvendando a Multiplicação – 4° ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/fGOCcM8VMoI?si=x-1sTYI4xNH4Csln>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Ângulos retos e não retos: uso de dobraduras,
esquadros e softwares: Características dos sólidos geométricos; Ângulos retos e não retos em figuras poligonais.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF04MA18-A) Manusear e observar os diferentes tipos de sólidos geométricos, classificar e identificar seus principais elementos, utilizando dobraduras e esquadros.
(EF04MA18-B) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria dinâmica.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 20, ago. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 20, ago. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.