Nesta aula, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental irão explorar padrões e sequências presentes no cotidiano. A partir de exemplos concretos e situações próximas da realidade dos alunos, são trabalhadas regularidades com figuras geométricas, números naturais e sequências formadas por adições e subtrações sucessivas.
A aula propõe a observação, a identificação e a descrição de padrões em objetos, sons, brincadeiras e representações numéricas, utilizando palavras, símbolos e desenhos. Com uma abordagem leve, didática e interativa, o conteúdo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da percepção de regularidades matemáticas.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência. |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA10-A) Identificar regularidades com figuras geométricas, em sequências ordenadas de números naturais e sequências ordenadas resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, como 2, 13, 24, 35. MATRIZ DE HABILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – PREFEITURA DE GOIÂNIA: (EF02MA10-C) Descrever um padrão ou regularidade de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos. Exemplo: na sequência repetitiva 2, 2, A, 2, 2, A, 2, 2, A… O padrão de repetição é 2, 2, A; na sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, a recursividade está em que, a partir do segundo termo, que é 1, os demais são obtidos da soma dos dois anteriores: 2 = 1 + 1; 3 = 1 + 2; 5 = 2 + 3 e assim por diante. |
| Referências: | CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 10, abr. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
| Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |
