Nesta videoaula divertida e fácil de acompanhar, os estudantes do 3º ano irão aprender sobre a ideia de igualdade na matemática!
Descobrirão como escrever diferentes sentenças de adição e subtração que têm o mesmo resultado, utilizando estratégias pessoais de cálculo, cálculo mental e algoritmos.
Também resolverão problemas envolvendo números naturais e validar nossos resultados com o apoio de estimativas.
Ao final, participarão de um quiz super divertido para testar seus conhecimentos.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; -Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Relação de igualdade em sentenças de adição e subtração; Adição e subtração de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença |
| Descritor(es) SAEB: | D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. D19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA11-A) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 2 + 3 = 5 e 5 = 2 + 3, equivalência na igualdade, ou 20 – 10 = 30 – 20, são subtrações diferentes com resultados iguais. (EF03MA11-B) Utilizar a relação de igualdade no desenvolvimento de estratégias pessoais para o cálculo de adições e subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 18 – 9 = 19 – 10 = 9. (EF04MA03-C) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado, validando-os por meio de tecnologias digitais. |
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 24 abr. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 24, abr. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
| Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |
