You are currently viewing Matemática: Como resolver e conferir divisões – 3º ano – Anos Iniciais

Matemática: Como resolver e conferir divisões – 3º ano – Anos Iniciais

Nesta aula, os estudantes irão explorar o conceito de divisão de maneira prática e divertida. A partir de exemplos do cotidiano, como repartir bombons, lápis ou moedas entre amigos, a turma compreenderá que dividir não é apenas repartir, mas também organizar quantos grupos iguais podem ser formados. Serão utilizados recursos pessoais (dedos, desenhos, objetos de casa) e tecnológicos (calculadora, tablet) para apoiar a aprendizagem, tornando o processo mais interativo e acessível. Os alunos aprenderão e praticarão os quatro elementos fundamentais da divisão: Dividendo (quantidade total a ser dividida); Divisor (número de grupos ou pessoas); Quociente (resultado da divisão); Resto (o que sobra). Além de realizar divisões por meio de representações concretas, os estudantes descobrirão como validar os resultados utilizando a multiplicação e também como fazer estimativas rápidas para verificar se as respostas fazem sentido. Ao final, a turma revisará os principais conceitos em um quiz interativo, reforçando o aprendizado de forma lúdica e participativa.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Como resolver e conferir divisões – 3º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/orTFg_3djpk?si=YecyDh8g4OW_Im27>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Divisão de números naturais, repartição equitativa e medida; Divisão de números naturais com recursos pessoais ou convencionais.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(GO-EF03MA30-B) Calcular o resultado da divisão de números naturais, utilizando recursos pessoais ou convencionais e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 16, set. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 16, set. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.