Nesta aula, os estudantes irão explorar o conceito de divisão de maneira prática e divertida. A partir de exemplos do cotidiano, como repartir bombons, lápis ou moedas entre amigos, a turma compreenderá que dividir não é apenas repartir, mas também organizar quantos grupos iguais podem ser formados. Serão utilizados recursos pessoais (dedos, desenhos, objetos de casa) e tecnológicos (calculadora, tablet) para apoiar a aprendizagem, tornando o processo mais interativo e acessível. Os alunos aprenderão e praticarão os quatro elementos fundamentais da divisão: Dividendo (quantidade total a ser dividida); Divisor (número de grupos ou pessoas); Quociente (resultado da divisão); Resto (o que sobra). Além de realizar divisões por meio de representações concretas, os estudantes descobrirão como validar os resultados utilizando a multiplicação e também como fazer estimativas rápidas para verificar se as respostas fazem sentido. Ao final, a turma revisará os principais conceitos em um quiz interativo, reforçando o aprendizado de forma lúdica e participativa.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Divisão de números naturais, repartição equitativa e medida; Divisão de números naturais com recursos pessoais ou convencionais. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (GO-EF03MA30-B) Calcular o resultado da divisão de números naturais, utilizando recursos pessoais ou convencionais e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais. |
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 16, set. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 16, set. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
