You are currently viewing Deu Mat! – O RPG E A MATEMÁTICA
Fonte: Acervo NEC - produzido no canva.com.

Deu Mat! – O RPG E A MATEMÁTICA

O Deu Mat! é um quadro do Programa Conexão Escola que, a partir de situações cotidianas, mostra conexões entre a Matemática e a realidade de forma simples, descomplicada e divertida.

Fonte: Acervo NEC – produzido no canva.com.

No episódio 11, os professores Hélio Roberto e Priscila Nascimento nos convidam a explorar o universo do RPG (Role-Playing Games) e suas conexões com a Matemática, como por exemplo, os sólidos de Platão e suas aplicações nos dados desses jogos. Com a ajuda do professor Davi Lessa, entenda como a Matemática sustenta a estrutura dos jogos de RPG que envolvem estratégia, imaginação e cálculos meticulosos. O programa traz ainda, duas entrevistas muito interessantes: Fillipe Albuquerque, mestre de RPG e organizador do evento “Quero Jogar RPG”, em Goiânia, e Arturo Romancina, estudante de Matemática e mestre de RPG. Junte ao Deu Mat! e descubra como a matemática pode ser mágica!

Habilidades:

(EF06MA30-A) Realizar experimentos aleatórios simples ou simulações que envolvam
o cálculo ou a estimativa de probabilidades.

(EF06MA17-A) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do número de lados do polígono da base, por meio de materiais manipuláveis ou não.

Fonte: Acervo NEC – canal YouTube Portal Conexão Escola – episódio 11.