Hoje o programa mostra a acessibilidade no processo de formação de motoristas surdos. Um direito garantido por lei. O que torna fundamental que autoescolas ofereçam intérpretes de Libras durante as aulas teóricas. Nas ruas, materiais visuais e recursos tecnológicos podem facilitar a compreensão das regras de trânsito e nas provas práticas, avaliadores precisam estar preparados para a comunicação inclusiva. Já a CNH especial assegura que adaptações sejam feitas de acordo com as necessidades do candidato. Pois esse processo garante igualdade de oportunidades e respeito à comunidade surda.
disponível em:https://youtu.be/mzJMYfjJC1U?si=0VVumyYMKsCgRdhu
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. |
Habilidade | (EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. |