Ao abordar esse tema, o educador pode explorar sinais relacionados à natureza, ao ciclo da água, ao uso consciente e à preservação ambiental, ampliando o vocabulário dos estudantes surdos na modalidade escrita da língua portuguesa e para os ouvintes em sinais. As atividades visuais e práticas — como vídeos, experiências e jogos — favorecem a compreensão dos conceitos e estimulam o pensamento crítico sobre o cuidado com o meio ambiente. Além disso, o uso da Libras permite que os alunos expressem suas ideias e percepções de forma autônoma, fortalecendo sua identidade linguística e o aprendizado significativo sobre a importância da água para a vida e para o planeta.
disponível em: https://youtu.be/YnJ2zgRynoQ?si=9aGmysLJNnDfCk_s
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. |
Habilidade | (EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. |