You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: Os movimentos sociais: o Centro de Referência da Juventude – CRJ

A CURIOSIDADE TÁ ON: Os movimentos sociais: o Centro de Referência da Juventude – CRJ

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS: O CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE – CRJ

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Os movimentos sociais

Os movimentos sociais podem ser definidos como uma ação de determinado grupo visando uma transformação, voltada para a realização de objetivos comuns, sob a orientação de um pensamento pelo bem comum e a partir de uma organização estabelecida por comunidades.

Os movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, que são articuladas por agentes sociais que politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil.

Os movimentos sociais desenvolvem um processo social e político cultural que tende a criar uma identidade coletiva ao movimento, em virtude de interesses e objetivos comuns. Essa identidade se desenvolve a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo e decorre do princípio de solidariedade.

Os movimentos sociais urbanos, residem nas suas reivindicações e, principalmente, no fato de suas ações ocorrerem nos grandes centros urbanos, ou seja, têm como motivação os problemas oriundos da organização espacial e urbana capitalista. As mobilizações do espaço urbano ocorrem devido às várias problemáticas vivenciadas pelas comunidades urbanas, principalmente as populações das regiões periféricas que sofrem com a insegurança social, de moradia, econômica, alimentar, educacional e cultural.

O movimentos social – Black Lives Matter

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Inicialmente o professor vai abordar com os estudantes a história dos movimentos sociais no Brasil, a história do Hip-Hop e do Grafite e depois irá focar nos movimentos sociais urbanos de Goiânia.

Passo 2 –  Com essa contextualização desenvolvida, os estudantes irão analisar as expressões artísticas vinculadas ao grafite e Hip-Hop que são encontradas na sua região e comunidade, após esse momento, os estudantes e o professor organizarão um painel em papel pardo, onde os estudantes irão escrever frases curtas, usando o estilo grafite, sobre o significado dos movimentos sociais, Hip-Hop, Rap, e problemas sociais vivenciados.

Passo 3 – Sugiro que o painel finalizado seja exposto em alguma parede da escola. Ao lado na parede pode ser colocado um outro painel em branco para os demais estudantes da escola aplicarem a mesma ação. A intenção é que esta atividade dê abertura para  um debate sobre as questões abordadas nos painéis, objetivando a construção analítica, criativa e crítica dos estudantes.

HabilidadesComponente: Geografia
Habilidades:
(EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.
Componente: Língua Portuguesa
Habilidades:
(EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos.
(EF69LP06-A) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, entrevistas, comentários, textos de apresentação e apreciação de produção cultural e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis – cartazes, anúncios, propagandas, dentre outros em várias mídias.