You are currently viewing A Curiosidade tá ON –  Os indicadores socioeconômicos do Brasil

A Curiosidade tá ON –  Os indicadores socioeconômicos do Brasil

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Os indicadores socioeconômicos do Brasil.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Os Indicadores Socioeconômicos no Brasil”. Disponível em: https://youtu.be/QycLKEmosiQ?si=PQbFIk2Qj-mrCYTI

Você sabia?

Vocês sabiam que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma instituição federal brasileira responsável por produzir e disseminar informações estatísticas, geográficas e cartográficas sobre o território nacional e sua população?

O IBGE foi fundado em 1934 e tem como missão fornecer dados confiáveis e precisos que auxiliem na compreensão e no desenvolvimento do Brasil.

Suas principais atribuições incluem realizar censos demográficos, econômicos e agropecuários, a produção de indicadores sociais, econômicos e ambientais, a elaboração de mapas e informações geográficas, além de estudos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

O IBGE desempenha um papel fundamental na formulação de políticas públicas, no planejamento estratégico, no acompanhamento de tendências socioeconômicas e na tomada de decisões tanto no âmbito governamental quanto no setor privado. Seus dados são amplamente utilizados por pesquisadores, empresas, organizações da sociedade civil e pela população em geral para análises, estudos acadêmicos, elaboração de projetos e tomada de decisões em diferentes áreas.

Por meio de suas atividades, o IBGE contribui para o desenvolvimento sustentável do Brasil, promovendo o conhecimento e a compreensão da realidade do país, suas diversidades regionais e suas potencialidades.

Imagem disponível em: https://www.ibge.gov.br/ > Acesso em 17/05/2024.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Hoje vamos explorar o censo brasileiro de forma divertida e educativa.

Passo 1- Vamos começar entendendo o que é um censo e por que ele é importante para o país.

Passo 2 – Em grupos, vocês vão explorar o site do IBGE em busca de informações sobre o último censo realizado no Brasil. Sugiro que acessem o seguinte endereço: https://educa.ibge.gov.br/

Passo 3 – Depois, vamos discutir juntos o que vocês descobriram e como esses dados afetam a vida cotidiana e as políticas do nosso país.

Passo 4 – Como desafio, cada grupo vai criar um projeto usando os dados do censo para resolver um problema real da sociedade brasileira. Como exemplo posso citar a diferença de habitantes por Estado, sendo que São Paulo é um Estado pequeno com maior número populacional, enquanto Estados grandes como Amazonas, Tocantins e Mato Grosso do Sul tem um número populacional menor. Como resolver a questão de melhor distribuição populacional?

Passo 5 – Apresentem suas propostas para os outros grupos e vamos trocar ideias para encontrar soluções criativas.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF07GE04-A) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e de idade nas regiões brasileiras.
(EF08GE03-A) Analisar e relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros, como perfil etário, gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial, com a dinâmica demográfica atual.

Componente: Ciências da Natureza

(EF07CI09-A) Identificar e interpretar as condições de saúde da comunidade local com base na análise e na comparação de indicadores de saúde, como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras, bem como nos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.