You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: O que é um museu?

A CURIOSIDADE TÁ ON: O que é um museu?

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O QUE É UM MUSEU?

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O museu

O museu é um lugar que acolhe diferentes expressões artísticas, que guarda a memória de uma cidade, de um estado, região  ou país, mantendo viva a história e a identidade de diferentes povos ao longo do tempo.

A ideia de guardar e recordar, remete aos homens primitivos do Período Paleolítico que possuíam vários artefatos guardados. Já na Mesopotâmia, os cidadãos dessa região copiavam as inscrições mais antigas para educar os jovens.

Hoje esse ato de lembrar, relembrar e preservar a memória, é vinculado ao museu, que pode ser entendido então como um lugar de memória.

Exposição de arte

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Primeiro, busque na sua casa ou na casa de seus avós ou parentes mais velhos, um objeto antigo que tenha relevância para sua família, pode ser uma foto, moeda, panela, ou qualquer outro objeto que represente uma memória histórica. Converse com os seus familiares sobre a história desse objeto, escreva um texto relatando isso.

Passo 2 –  Na sala de aula o professor vai organizar o ambiente em círculo, colocando em cada mesa um objeto e o breve relato feito sobre ele, depois cada estudante fará uma visitação nas outras mesas e apreciará todos os objetos expostos na sala.

Passo 3 – Desenvolva uma discussão sobre o que cada um percebeu, entendeu, intrigou e como se sentiu lendo o texto e observando os objetos expostos. Após essa ação, convidem as outras turmas e a comunidade escolar para prestigiarem a exposição de vocês.

Passo 4 – Ao  término da exposição, cada estudante vai escrever acerca de suas impressões da atividade realizada.

HabilidadesComponente: História
Habilidades: 
(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
(GO-EF03HI05-A) Problematizar os marcos de memória do lugar em que vive, em seus aspectos: definição, construção e representação.
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
(GO-EF15LP23) Explorar as características de registro de uma situação discursiva oral, concebendo-a como linguagem formal e/ou informal, utilizando-se de ferramentas digitais como vídeo e gravador ou pela transcrição oral.
(EF02LP24-A) Planejar o texto a ser produzido, considerando o tipo de mídia que será utilizado para circulação.
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.